19/03/2012

Retorno as atividades....

Olá Pessoal! Retornando as atividades do Blog... Neste ano possuímos algumas informações novas, referentes a Sala de Recursos... Primeiro: Todas as Salas de Recursos serão Multifuncional, consta uma nova Instrução de Trabalho e algumas novidades referentes a Avaliação. Confira a Nova Instrução:
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
1 INSTRUÇÃO N° 016/2011 – SEED/SUED
A Superintendente da Educação, no uso de suas atribuições e, considerando:
• a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional N° 9394/96;
• o Decreto Federal N° 7611, de 17 de novembro de 2011;
• e os preceitos legais que regem a Educação, emite
1. DEFINIÇÃO
Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica é um atendimento
educacional especializado, de natureza pedagógica que complementa a escolarização de
alunos que apresentam deficiência Intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos
globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, matriculados na Rede
Pública de Ensino.
2. OBJETIVO
Apoiar o sistema de ensino, com vistas a complementar a escolarização de alunos com
deficiência Intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do
desenvolvimento e transtornos funcionais específicos, matriculados na Rede Pública de
Ensino.
3. ALUNADO
Alunos matriculados na rede pública de ensino com:
3.1 Deficiência intelectual: Em conformidade com a Associação Americana de Retardo
Mental, alunos com deficiência intelectual são aqueles que possuem incapacidade
caracterizada por limitações significativas no funcionamento intelectual e no
Estabelece critérios para o atendimento
educacional especializado em SALA DE
RECURSOS MULTIFUNCIONAL TIPO I, na
Educação Básica – área da deficiência
intelectual, deficiência física neuromotora,
transtornos globais do desenvolvimento e
transtornos funcionais específicos.
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comportamento adaptativo e está expresso nas habilidades práticas, sociais e conceituais,
originando-se antes dos dezoito anos de idade.
3.2 Deficiência física neuromotora: aquele que apresenta comprometimento motor
acentuado, decorrente de sequelas neurológicas que causam alterações funcionais nos
movimentos, na coordenação motora e na fala, requerendo a organização do contexto
escolar no reconhecimento das diferentes formas de linguagem que utiliza para se
comunicar ou para comunicação.
3.3 Transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de
alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais,
na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com
autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da
infância (psicose) e transtornos invasivos sem outra especificação.
3.4 Transtornos funcionais específicos: Refere-se a funcionalidade específica (intrínsecas)
do sujeito, sem o comprometimento intelectual do mesmo. Diz respeito a um grupo
heterogêneo de alterações manifestadas por dificuldades significativas: na aquisição e uso
da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas, na atenção e
concentração.
4. CRITÉRIOS PARA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
A Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica deverá obrigatoriamente
estar contemplada no Projeto Político-Pedagógico e Regimento da Escola, funcionará com
características próprias em consonância com as necessidades específicas do aluno nela
matriculado.
4.1 Quanto à carga horária:
a) Nas instituições estaduais, cada Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na
Educação Básica terá autorização para funcionamento de 20 horas/aulas semanais,
sendo 16 horas/aula para efetivo trabalho pedagógico e 4 (quatro) horas-atividade
do professor, de acordo com a legislação vigente.
b) Nas escolas municipais, cada Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na
Educação Básica terá autorização de funcionamento de 20 horas/relógio semanais.
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A carga-horária reservada para hora-atividade do professor deve respeitar a
normatização da mantenedora.
4.2 Quanto aos recursos materiais
A Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica deve ser organizada
com materiais didáticos de acessibilidade, recursos pedagógicos específicos adaptados,
equipamentos tecnológicos e mobiliários. Entre estes destacam-se os jogos pedagógicos
que valorizem os aspectos lúdicos, estimulem a criatividade, a cooperação, a
reciprocidade e promovam o desenvolvimento dos processos cognitivos.
4.3 Quanto ao número de alunos
O número máximo é de 20 (vinte) alunos com atendimento por cronograma, para cada
Sala de Recursos Multifuncional - Tipo I, na Educação Básica.
4.4 Quanto ao cronograma de atendimento
a) O horário de atendimento ao aluno, na Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na
Educação Básica deverá ser em período contrário ao que este está matriculado e
frequentando a classe comum.
b) O atendimento educacional especializado deverá ser realizado por cronograma. Poderá
ser individual ou em grupos, de forma a oferecer o suporte necessário às necessidades
educacionais especiais dos alunos, consonante a área específica, favorecendo seu
acesso ao conhecimento.
c) O cronograma de atendimento deve ser flexível, organizado e reorganizado sempre que
necessário de acordo com as necessidades educacionais dos alunos.
d) No cronograma deve constar um horário para realização do trabalho colaborativo com
professores do ensino regular e família.
e) A Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica deverá atender os alunos
matriculados da escola onde está autorizada, assim como alunos de outras escolas
públicas da região.
f) Outras possibilidade de organização do cronograma deverão ter anuência da direção e
equipe pedagógica do estabelecimento de ensino, devidamente registrada em ata, com
vistas a atender as necessidades e especificidades de cada localidade.
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4.5 Quanto à frequência
a) O aluno frequentará a Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica o
tempo necessário para superar as dificuldades e obter êxito no processo de aprendizagem
na classe comum.
b) O número de atendimento pedagógico deverá ser de 2 (duas) a 4 (quatro) vezes por
semana, não ultrapassando 2 (duas) horas/aula diárias.
c) O professor da Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica deverá
registrar o controle de frequência dos alunos em Livro de Registro de Classe próprio do
sistema.
d) O horário de atendimento da Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica
deverá seguir a estrutura e funcionamento da escola onde está autorizada.
4.6 Quanto à documentação
a) Cabe à secretaria da escola que mantém a Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na
Educação Básica, a responsabilidade sobre a documentação do aluno.
b) Na pasta individual do aluno, além dos documentos exigidos para a classe comum, deverá
conter os relatórios de avaliação psicoeducacional no contexto escolar que indicou este
atendimento especializado e relatório pedagógico do aluno, elaborado a partir do
conselho de classe, conforme regimento escolar.
c) Quando o aluno frequentar a Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação
Básica em escola diferente ao da classe comum, esta deverá constar na pasta individual
a documentação citada no item anterior, vistada pela equipe técnico-pedagógica de
ambas as escolas.
d) No histórico escolar não deverá constar que o aluno frequentou Sala de Recursos
Multifuncional - Tipo I, na Educação Básica.
e) Para transferência do aluno, além dos documentos da classe comum, deverão ser
acrescentadas cópias do relatório de avaliação psicoeducacional no contexto escolar e o
relatório pedagógico.
4.7 Quanto à Matrícula e Desligamento
a) As instituições deverão matricular o aluno no Sistema Estadual de Registro Escolar –
SERE, de acordo com os códigos próprios do serviço.
b) Todas as escolas deverão registrar o aluno público-alvo da Educação Especial da Sala de
Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica, no Censo Escolar MEC/INEP.
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c) O desligamento do aluno da Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica
deverá ser formalizado por meio de relatório pedagógico elaborado pelo professor
especializado, juntamente com a equipe pedagógica, devendo ficar arquivado na pasta
individual do aluno.
5 CRITÉRIOS DE ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA
5.1 Plano de Atendimento Educacional Especializado - é uma proposta de intervenção
pedagógica a ser desenvolvida de acordo com a especificidade de cada aluno. Será
elaborado a partir das informações da avaliação psicoeducacional no contexto escolar,
contendo objetivos, ações/atividades, período de duração, resultados esperados, de
acordo com as orientações pedagógicas da SEED/DEEIN.
5.2 Ação pedagógica
O trabalho pedagógico a ser desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na
Educação Básica deverá partir dos interesses, necessidades e dificuldades de
aprendizagem específicas de cada aluno, oferecendo subsídios pedagógicos, contribuindo
para a aprendizagem dos conteúdos na classe comum e, utilizando-se ainda, de
metodologias e estratégias diferenciadas, objetivando o desenvolvimento da autonomia,
independência e valorização do aluno. O trabalho pedagógico deverá ser realizado em 3
eixos:
a) Eixo 1 - Atendimento individual:
• Sala de Recursos Multifuncional tipo I, na Educação Básica – anos iniciais:
trabalhar o desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a atividade cognitiva
(áreas do desenvolvimento).
• Sala de Recursos Multifuncional tipo I, na Educação Básica – anos finais: trabalhar
o desenvolvimento de processos educativos que favoreçam a atividade cognitiva (áreas do
desenvolvimento) e os conteúdos defasados dos anos iniciais, principalmente de leitura,
escrita e conceitos matemáticos.
• Sala de Recursos Multifuncional tipo I, na Educação Básica – ensino médio:
trabalhar o desenvolvimento de processos educativos, que favoreçam a atividade cognitiva
e os conteúdos defasados, principalmente de leitura, escrita e conceitos matemáticos.
b) Eixo 2 - Trabalho colaborativo com professores da classe comum
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Tem como objetivo desenvolver ações para possibilitar o acesso curricular, adaptação
curricular, avaliação diferenciada e organização estratégias pedagógicas de forma a
atender as necessidades educacionais especiais dos alunos.
c) Eixo 3 - Trabalho colaborativo com a família
Tem como objetivo possibilitar o envolvimento e participação desta no processo
educacional do aluno.
5.3 Avaliação de Ingresso
Se efetiva a partir da avaliação psicoeducacional no contexto escolar, que possibilita o
reconhecimento das necessidades educacionais especiais dos alunos com indicativos de:
a) deficiência intelectual, a avaliação inicial deverá ser realizada pelo professor de Sala
de Recursos Multifuncional – Tipo I e/ou pedagogo da escola. Deverá enfocar
aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação, produção de
textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem como as áreas
do desenvolvimento, considerando as habilidades adaptativas, práticas sociais e
conceituais, acrescida necessariamente de parecer psicológico com o diagnóstico da
deficiência.
b) deficiência física neuromotora, a avaliação inicial deverá ser realizada pelo professor
de Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I e/ou pedagogo da escola. Deverá enfocar
aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação, produção de
textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem como as áreas
do desenvolvimento, considerando ainda, a utilização da comunicação alternativa para
escrita e/ou para fala, recursos de tecnologias assistivas e práticas sociais, acrescida
de parecer de fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Em caso de deficiência intelectual
associado, complementar com parecer psicológico.
c) transtornos globais do desenvolvimento, a avaliação inicial deverá ser realizada
pelo professor de Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I e/ou pedagogo da escola.
Deverá enfocar aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação,
produção de textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem
como as áreas do desenvolvimento, acrescida necessariamente por psiquiatra ou
neurologista e complementada quando necessário, por psicólogo.
d) transtornos funcionais específicos: a avaliação inicial deverá ser realizada pelo
professor de Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I e/ou pedagogo da escola,
sendo:
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• Distúrbios de aprendizagem – (dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia),
deverá enfocar aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação,
produção de textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem
como as áreas do desenvolvimento, acrescida de parecer de especialista em
psicopedagogia e/ou fonoaudiológico e complementada quando necessário, por
psicólogo.
• Transtornos do déficit de atenção e hiperatividade – TDA/H, deverá enfocar
aspectos relativos à aquisição da língua oral e escrita, interpretação, produção de
textos, sistemas de numeração, cálculos, medidas, entre outros, bem como as áreas
do desenvolvimento, acrescido de parecer neurológico e/ou psiquiátrico e
complementada quando necessário, por psicólogo.
5.4 Requisitos de ingresso na Sala de Recursos Multifuncional - tipo I, na Educação
Básica
a) Sala de Recursos Multifuncional - tipo I, anos iniciais
• Alunos que nunca frequentaram serviços da Educação Especial: avaliação
psicoeducacional no contexto escolar, conforme item 5.3.
• Alunos egressos de Classe Especial ou Escola de Educação Especial: realizar apenas
a avaliação pedagógica com vistas a atualização do Plano de Atendimento
Educacional Especializado (item 5.1).
b) Sala de Recursos Multifuncional - tipo I, anos finais
• Alunos que nunca frequentaram serviços da Educação Especial: avaliação
psicoeducacional no contexto escolar, conforme item 5.3.
• Alunos egressos de Sala de Recursos Multifuncional (Tipo I) anos iniciais, Classe
Especial ou Escola de Educação Especial: realizar apenas a avaliação pedagógica com
vistas a atualização do Plano de Atendimento Educacional Especializado (item 5.1).
c) Sala de Recursos Multifuncional - tipo I, ensino médio
• Alunos egressos de Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, anos finais do ensino
fundamental.
• Realizar apenas a avaliação pedagógica com vistas a atualização do Plano de
Atendimento Educacional Especializado (item 5.1).
5.5 O processo de avaliação psicoeducacional no contexto escolar deverá ser orientado e
vistado pela equipe de Educação Especial do NRE
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6 ACOMPANHAMETO
6.1 A avaliação processual na Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica
objetiva acompanhar o desenvolvimento do aluno e traçar novas possibilidades de
intervenção pedagógica. O desenvolvimento do aluno deverá ser observado/analisado no
contexto comum de ensino e no atendimento educacional especializado.
6.2 Os avanços acadêmicos do aluno tanto na classe comum como na Sala de Recursos
Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica, devem estar registrados em relatório
pedagógico, elaborado a partir do parecer dos professores das disciplinas no conselho de
classe.
6.3 A frequência do aluno na Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica,
deverá ser registrada no Livro de Registro de Classe próprio do Atendimento Educacional
Especializado - AEE.
7 ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL – TIPO
I, EDUCAÇÃO BÁSICA
a) Identificar as necessidades educacionais especiais dos alunos.
b) Participar da avaliação psicoeducacional no contexto escolar dos alunos com
indicativos de deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais
do desenvolvimento, e transtornos funcionais específicos, em conformidade com as
orientações da SEED/DEEIN.
c) Elaborar Plano de Atendimento Educacional Especializado, com metodologia e
estratégias diferenciadas, organizando-o de forma a atender as intervenções
pedagógicas sugeridas na avaliação psicoeducacional no contexto escolar.
d) Organizar cronograma de atendimento pedagógico individualizado ou em pequenos
grupos, devendo ser reorganizado, sempre que necessário, de acordo com o
desenvolvimento acadêmico e necessidades do aluno, com participação da equipe
pedagógica da escola e família.
e) Registrar sistematicamente todos os avanços e dificuldades do aluno, conforme plano
de atendimento educacional especializado e interlocução com os professores das
disciplinas.
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f) Orientar os professores da classe comum, juntamente com a equipe pedagógica, na
flexibilização curricular, avaliação e metodologias que serão utilizadas na classe
comum.
g) Acompanhar o desenvolvimento acadêmico do aluno na classe comum, visando à
funcionalidade das intervenções e recursos pedagógicos trabalhados na Sala de
Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica.
h) Realizar um trabalho colaborativo com os docentes das disciplinas no
desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas.
i) Desenvolver um trabalho colaborativo junto às famílias dos alunos atendidos na Sala
de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação Básica com o objetivo de discutir e
somar as responsabilidades sobre as ações pedagógicas a serem desenvolvidas.
j) Participar de todas as atividades previstas no calendário escolar, especialmente no
conselho de classe.
k) Produzir materiais didáticos acessíveis, considerando as necessidades educacionais
específicas dos alunos e os desafios que estes vivenciam no ensino comum a partir da
proposta pedagógica curricular.
l) Registrar a frequência do aluno Sala de Recursos Multifuncional – Tipo I, na Educação
Básica em livro de chama próprio do AEE.
8. CRITÉRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO/RENOVAÇÃO E/OU CESSAÇÃO
DE FUNCIONAMENTO DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL – TIPO I, NA
EDUCAÇÃO BÁSICA
8.1 A direção da escola deve garantir espaço físico.
8.2 Alunos avaliados conforme orientações pedagógicas da SEED/DEEIN, regularmente
matriculados e frequentando sala comum na Educação Básica da rede pública de ensino.
8.3 Professor especializado em cursos de pós-graduação em educação especial ou
licenciatura plena com habilitação em educação especial ou habilitação específica em
nível médio, na extinta modalidade de estudos adicionais e atualmente na modalidade
normal.
8.4 Protocolar a documentação exigida de acordo com as orientações da SEED/CEF/DEEIN.
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8.5 Encaminhar o protocolado para SEED/DEEIN para análise pedagógica e providências.
Curitiba 22 de novembro de 2011.
Meroujy Giacomassi Cavet
Superintendente da Educação

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